quarta-feira, 13 de julho de 2011

Playing Games - Stage 3

Galber. Tempo Lento Apodrecimento 06, 2010. Pintura com pastel seco, giz e 
carvão vegetal, fixados em papel, colado sobre tela. 95 x 65 cm. 

O jogo também está presente em outras tantas manifestações da vida. Tem-se falado do espaço sagrado das religiões como um jogo latu sensu, em que os participantes, colocados momentaneamente fora do tempo cotidiano, se encontram para o fim de atingir um outro estado de consciência, movidos pela proteção do espaço consagrado ao divino. Seja nas primitivas manifestações religiosas ou nas atuais, o espaço sagrado também é delimitado, segue regras próprias que não podem (e principalmente, não devem) ser quebradas pelos participantes.

E, com tudo isso, também o espaço da arte se torna um espaço “sagrado”, na medida em que, dedicado socialmente ao fim específico de mostrar outras realidades, sejam religiosas, anímicas, estéticas, filosóficas, etc, criam, em quem nesse espaço entra, uma outra dimensão do tempo, ou do espaço, ou da realidade.

(THIAGO MELLO- baseado em HUIZINGA, Johan. Homo ludens o jogo como elemento da cultura. 5 ed. São Paulo, Editora Perspectiva, 2001).

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